O Algodão no Brasil
A produção de algodão no Brasil já é uma das maiores do mundo. Mas você sabe como ela funciona e quais são as principais regiões produtoras da fibra? No post de hoje, descubra todas essas informações e entenda a posição do Brasil no contexto mundial de produção de algodão!
A trajetória da cotonicultura no Brasil
A produção de algodão começou a ser sistematizada no Brasil em 1750, embora a fibra já fosse utilizada bem antes disso.
A partir de então, o país se tornou uma referência mundial na produção e exportação de algodão. Mas, na década de 1980, uma praga chamada bicudo-do-algodoeiro devastou as áreas de plantio, problema que se estendeu até meados da década de 1990.
Somado a isso, algumas alterações na regulamentação da economia brasileira e o aumento das importações dificultaram ainda mais a produção e a comercialização da fibra produzida em solo nacional.
Para reverter essa situação, o país precisou de um alto investimento em tecnologia e na prevenção de pragas, o que revolucionou para sempre a produção da fibra no país, principalmente, com a ajuda da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão).
Com isso, foi possível retomar a produção de algodão. Mas, se antes, o foco principal era no Nordeste, ele foi transferido para o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso — referência até hoje.
Produção de algodão no Brasil
Em relação aos processos de produção, inicialmente, é necessário selecionar as sementes que serão plantadas e definir os momentos de semeadura.
O preparo do solo também é uma etapa importante, ao lado da adubação. Para o plantio, a tecnologia contribui para a produção de algodão em larga escala e para a colheita, registrando os dados mais importantes do plantio, para rastrear e otimizar o processo.
Na safra de 2020/21, o Brasil atingiu a marca de 2.4 milhões de toneladas em exportação de algodão. China, Indonésia, Malásia, Turquia e Coréia do Sul são alguns dos principais importadores de algodão brasileiro.
No ranking mundial de produtores de algodão, o Brasil ocupa o quarto lugar. Outros países que também ocupam posições privilegiadas nessa escala são Índia, China, Estados Unidos e Paquistão. Já quando olhamos para o ranking de exportadores, o Brasil está em segundo lugar.
O algodão é utilizado como matéria prima para a fabricação de diversos produtos, como roupas, lençóis, toalhas, meias, linhas, fraldas e até cremes hidratantes.
Mas quais são as referências nacionais em produção de algodão? Leia o tópico a seguir para saber!
Principais regiões na produção de algodão
O Centro-Oeste é a principal região brasileira em produção de algodão, com destaque para o Mato Grosso e a Bahia. Mas Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul também se destacam nesse cenário. Agora, confira mais sobre cada um dos estados!
Mato Grosso
Na safra de 2021/21, o Mato Grosso foi responsável pela produção de 1.608,40 mil toneladas de algodão pluma.
A região do Cerrado é propícia para a produção de algodão, tanto pela topografia, como pelo clima que melhora a qualidade da fibra, pelas pesquisas sobre o cultivo de algodão e pelo investimento em tecnologia que otimiza todo o processo de produção.
Bahia
Na safra de 2021/21, a Bahia produziu 503,60 mil toneladas de algodão pluma. Um bom exemplo é o Oeste do estado, onde, focada na região, a Delfin Rio desenvolve um projeto, há mais de 20 anos, para implantação da agricultura na cidade de Formosa do Rio Preto.
“Com esse projeto, já conseguimos contribuir com a produção de mais de 65 mil hectares na safra 2021, resultando em 311 mil toneladas de soja, milho e algodão”, declara Daniel Ferraz, gerente Administrativo e Financeiro da Delfin Rio.
A Bahia é o segundo maior produtor de algodão do Brasil, ganhando especial relevância a partir dos anos 2000 e ficando atrás apenas do Mato Grosso no ranking.
Minas Gerais
Minas Gerais produziu 45 mil toneladas de algodão pluma na safra de 2021/21, com uma área plantada de 45 mil hectares.
No caso do algodão em caroço, o destaque vai para os municípios mineiros de Unaí, Coromandel, São Romão e Presidente Olegário.
Goiás
O estado de Goiás foi responsável pela produção de 46,30 mil toneladas de algodão pluma na safra de 2021/21, sendo o terceiro no ranking de produção nacional da fibra. A região conta com diversas inovações de pesquisa, principalmente, por conta da Seagro e da Embrapa, além de ter protocolos rígidos de controle de pragas.
Mato Grosso do Sul
Na safra de 2021/21, Mato Grosso do Sul produziu 44,90 mil toneladas de algodão pluma. Os municípios sul-matogrossenses de Costa Rica e Chapadão do Sul são as grandes referências no plantio da fibra nessa área.
O Brasil possui regiões de intensa produção de algodão. Aliando-se às inovações tecnológicas de ponta para suportar a agricultura brasileira, esse aspecto abre perspectivas otimistas para a exportação e o consumo interno da fibra.