Indústrias que usam o cloro em sua produção

Mais Lido

Conheça as Indústrias que usam o cloro em sua produção

Por sua versatilidade, o cloro está presente em diversos setores, e são fundamentais para auxiliar na manutenção da saúde e higiene das pessoas. Estão presentes em nosso cotidiano em diferentes formas. Porém, é preciso ter cautela, uma vez que a combinação com outros elementos, o cloro pode ser prejudicial à saúde.

A inalação do cloro pode causar problemas respiratórios, tosse, água no pulmão e doenças pulmonares. O contato do produto nos olhos pode causar irritação e até queimaduras. 

Por que o cloro é importante? 

Os produtos do setor de cloro-álcalis e seus derivados são fundamentais para a melhoria das condições de saúde e higiene.

O cloro está presente na composição de diversos produtos que estão presentes no nosso dia-a-dia, contribuindo para tornar a nossa vida mais sustentável e segura. O uso mais comum é em desinfetantes, bactericidas e clareadores. O hipoclorito de sódio também está presente em diversos lares domésticos e atua como alvejante de roupas, pisos e objetos que estão amarelados. 

Quais são as indústrias que usam o cloro em sua produção? 

Atualmente, o uso do cloro nas indústrias é imprescindível para a produção de itens importantes para o nosso cotidiano. Citamos alguns exemplos: 

Indústria de papel e celulose

O cloro é muito utilizado no processo de  branqueamento da celulose, a matéria-prima do papel. O processo de produção que usa o composto é chamado de Elemental Chlorine Free (ECF). Há uma polêmica sobre o uso do dióxido de cloro nesse processo, uma vez que o dióxido é despejado em efluentes em fábricas, contaminando o meio ambiente e a água.

Indústria química e petroquímica

O cloro-álcali é muito usado para a produção de cloro e soda cáustica. É um dos fluídos químicos mais utilizados no mercado, presente em desinfetantes, herbicidas, pesticidas e também no setor farmacêutico.

A soda cáustica é muito utilizada para o controle da poluição. Por sua propriedade alcalina, a soda é o oposto químico dos ácidos, fazendo com que eles fiquem neutros. A soda também é utilizada na fabricação de sabão em pó, sabão em barra, detergentes e também para a produção de tecidos, para fortalecer as fibras e absorver o melhor tingimento. Cerca de 90% do algodão é tratado com soda cáustica.

A Unipar, liderada por Frank Geyer Abubakir, é a maior produtora de cloro do cone sul da América do Sul. 

Indústria de sabão e detergentes

Os detergentes clorados são produtos que combinam o efeito desengordurante do sabão com as propriedades de limpeza e remoção do cloro, que também possui ação germicida. São produtos mais agressivos, permitindo a fácil remoção de sujeiras aderidas à superfície. 

Esse tipo de produto é um dos mais comuns de se encontrar nos lares brasileiros, devido ao seu alto poder limpante e desengordurante de superfícies. 

Indústria de metalurgia e siderurgia

O cloro também é muito utilizado na fabricação de borracha sintética, conhecida pelo nome popular de neoprene, que possui alta resistência ao óleo e ao ozono. 

O cloro também é utilizado na produção de PVC e está presente em diversos setores da indústria, com o objetivo de facilitar o nosso cotidiano por meio de produtos de uso diário, ajudando também a promover maior qualidade de vida e na prevenção de doenças. 

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_imgspot_img

Mais Notícias

- Advertisement -spot_img