O Dia do Livro, celebrado no dia 23 de abril, foi criado para promover a valorização da leitura e da literatura, incentivando o acesso aos livros e reconhecendo o trabalho dos autores.
Além disso, a data é uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância da propriedade intelectual e dos direitos autorais, bem como para fortalecer a indústria do livro e a cadeia produtiva do setor editorial.
A celebração do dia do livro contribui para o desenvolvimento cultural e educacional das pessoas, e para a construção de uma sociedade mais crítica e reflexiva.
Por que o dia 23 de abril foi escolhido para o Dia do Livro?
O Dia Internacional do Livro é celebrado em 23 de abril, em homenagem a três importantes escritores da literatura mundial, Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega, todos falecidos em 23 de abril de 1616.
Inicialmente, existiam discordâncias quanto ao dia exato, por conta do uso do calendário gregoriano ou juliano.
Assim, a data oficial foi oficializada como o Dia Internacional do Livro pela UNESCO em 1995, como uma forma de promover a leitura, a publicação e a proteção da propriedade intelectual dos autores.
O futuro da leitura no país
O Brasil vivencia um momento positivo quanto ao hábito de leitura. Segundo dados do 3º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022, apresentados pelo Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), foram vendidos 14,56 milhões de livros, gerando receita de R$ 661,30 milhões.
No ano anterior, entre janeiro e março de 2021, as vendas somaram 12,59 milhões, com faturamento de R$ 567,63 milhões.
Dessa forma, o crescimento foi de 7,52% e 11,44%, respectivamente, quando comparados com igual período do ano passado. Entre os motivos para a alta, destaca-se o retorno às aulas presenciais.
Além disso, esse hábito é incentivado nas crianças, aumentando a procura por parte dos pais e responsáveis.
“A leitura é uma prática fundamental para o desenvolvimento das crianças. Ler livros ajuda na concentração, memória, raciocínio, estimula a linguagem oral e escrita e fortalece a criatividade”, explica a mestre em educação Claudia Vieira Levinsohn.
Como trabalhar o Dia do Livro na Educação Infantil?
No Dia do Livro, existem várias formas de incentivar o hábito de leitura, especialmente na Educação Infantil. É fundamental trabalhar contando histórias, escolhendo livros adequados para cada faixa etária.
Além disso, vale a pena trabalhar de maneira coletiva, com rodas de conversa entre as crianças, compartilhando as impressões e opiniões. Apesar de ser entendida por muitos como uma atividade solitária, a leitura pode servir para unir pessoas e compartilhar experiências.
Os jogos também são uma forma de promover os benefícios da leitura nas escolas, além de integrar os alunos. Essas são apenas algumas ideias para trabalhar o Dia do Livro na Educação Infantil, e é importante adaptar as atividades conforme a escola, com os objetivos pedagógicos estabelecidos.
O Dia do Livro é fundamental para divulgar a importância desse hábito, além de ser uma data para celebrar grandes nomes da literatura. Por esse motivo, vale a pena considerar eventos e campanhas para integrar as pessoas, especialmente as crianças.
Para Claudia Vieira Levinsohn, podemos entender que a leitura promove o desenvolvimento infantil, melhor comunicação e pensamento crítico.
Em meio à recente comemoração do dia dos contadores de histórias (20 de março), atividade com papel histórico fundamental na integração de crianças e jovens em meio aos livros de ficção, devemos compreender incentivar a leitura e adaptá-la aos mais diversos contextos.