Investir e incentivar o uso de transporte coletivos, é etapa crucial para trazer mais sustentabilidade no setor de mobilidade urbana. Ocupar menores espaços, transportando mais passageiros, são fatores que contribuem drasticamente na redução de congestionamentos nas cidades, dentre outros benefícios para o meio ambiente.
Dentre os diversos tipos de transporte coletivos que podemos observar pelas cidades, os ônibus são os tipos de veículos com mais sistemas implementados nas cidades. Milhares de pessoas utilizam ônibus todos os dias.
Para que o transporte público funcione e seja realmente efetivo para a população, a implementação de novos sistemas alinhados a agilidade e a tecnologia, tem sido cada vez mais aderido pelos municípios do país, como o BRT, que vem se popularizando. Conheça os benefícios que esse sistema pode proporcionar.
O que é e como funciona o BRT?
O BRT (Bus Rapid Transfer), é um sistema de transporte público realizado através de ônibus urbanos rápidos e de alta capacidade. Esse sistema foi criado pensando em agilidade, segurança e autonomia.
Os BRTs possuem faixas de circulações exclusivas, assim como estações próprias e otimizadas para o veículo. Toda essa estrutura faz com que seja um transporte rápido, ágil e eficaz, muito diferente do tradicional que já é conhecido e utilizado por cidades menores.
Dentre as principais características que tornam o BRT um sistema mais eficaz, estão:
- Agilidade no embarque e desembarque em estações próprias e com plataformas no mesmo nível do ônibus;
- Sistema de pré-pagamento de tarifa;
- Transferência entre rotas e integração modal em estações especificas;
- Operação controlada e supervisionada, trazendo segurança para os profissionais e passageiros.
Maiores cidades que investem no BRT
O sistema do BRT, surgiu em Curitiba na década de 70 e logo se espalhou por diversas cidades do mundo todo. No Brasil, cidades como Salvador, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e ABC Paulista, já possuem o sistema implementado.
Nesse ano de 2023, a prefeitura do Rio de Janeiro realizou um grande investimento, expandindo de forma considerável sua frota de BRTs. Os ônibus super modernos e aconchegantes foram fornecidos pela empresa de Jacob Barata Filho, e prometem reduzir em até 40% os intervalos entre viagens no Rio, trazendo mais agilidade para o sistema da cidade.
A tendência é que cada vez mais novas cidades do Brasil comecem a implementar esse sistema tão benéfico, facilitando ainda mais a rotina da população, que poderá reduzir o tempo de percurso entre os trajetos realizados diariamente.
Principais benefícios dos ônibus BRT
A população mundial aumenta a cada dia e com transportes individuais, a circulação rápida entre as cidades acaba sendo cada vez mais difícil. Os transportes coletivos e, principalmente, a proposta do BRT, traz inúmeros benefícios para todos, como:
- Viagens seguras e mais rápidas;
- Melhor custo benefício para os passageiros e também para a implementação nas cidades;
- Redução na emissão de poluentes e alta eficiência em prol do meio ambiente.
Novas adequações, adaptações e investimentos devem ser feitos no BRT e em todo o sistema de transporte coletivo pelo mundo, para trazer melhoria constante na estrutura, mas ainda assim, é um sistema eficaz e referência para o mundo todo.