Se você está em busca de uma universidade para ingressar no ensino superior no Brasil ou quer saber qual é a melhor universidade privada do país, chegou até o lugar certo! No artigo de hoje listamos as 10 melhores universidades particulares do Brasil. Vamos lá!
Como saber se uma universidade particular é pior ou melhor?
Para uma universidade ser considerada a melhor, ela passa pela avaliação do Ministério da Educação, conhecido também como MEC.
Esse é um órgão do governo que avalia anualmente todas as Universidades Públicas e Universidades Particulares que existem no Brasil.
A avaliação do MEC é feita com o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – e é através desse sistema geral que as universidades, os cursos e até mesmo os estudantes são avaliados.
Existem basicamente duas frentes de avaliação, o ENADE, que é uma prova aplicada para os alunos de diversos cursos, no primeiro ou último semestre.
Também há o CI, conhecido como Conceito Institucional, que é aplicado diretamente pelos avaliadores que são credenciados pelo MEC.
Com base nessa avaliação são lançados os rankings das melhores Universidades para quem busca ingressar no Ensino Superior no Brasil.
Diferença entre Universidades Públicas e Particulares
Bom, agora que você já sabe como é feita a avaliação da universidades, vamos falar um pouco sobre a diferença entre as públicas e privadas, olha só:
Universidades Públicas
São as instituições de Ensino Superior que o governo oferece aos estudantes, por isso elas são gratuitas. Aqui, as cargas horárias são maiores, alguns cursos podem até ser em período integral.
Os professores possuem currículos muito bem reconhecidos e o investimento em pesquisas é um pouco maior quando comparado a uma universidade particular.
O grande problema das Universidades Públicas é que elas podem entrar em greve, reivindicando os direitos mais básicos, como pagamentos aos funcionários e melhor infraestrutura.
Universidades Particulares
O próprio nome já diz tudo, essas instituições são mantidas pela iniciativa privada, sendo assim, ela cobra uma mensalidade aos alunos. Essas universidades contam com excelentes infraestruturas e com grades curriculares sempre atualizadas.
Os cursos são mais rápidos e os professores mais comprometidos e que incentivam os alunos a fazer iniciação científica. Algumas, oferecem estágios supervisionados dentro da própria universidade, agregando ainda mais nos currículos dos estudantes.
Embora cobrem mensalidades, existe também a possibilidade de bolsas de estudos e descontos, dentro dessa opção.
Melhores Universidades Particulares do Ensino Superior no Brasil
Para quem busca a lista com as melhores Universidades Particulares no ranking geral do Brasil e com nota máxima (5) no MEC entre 2020 e 2021, chegou a hora! Confira:
- Faculdade Ari de Sá;
- Faculdade de Direito de Vitória;
- Faculdade Multivix de Castelo;
- Faculdade do Espírito Santo;
- Faculdade Fucape;
- Faculdade São Geraldo;
- Faculdade Multivix de São Mateus;
- Faculdade de Balsas;
- Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia;
- Instituto Padre Gervásio;
- Centro Universitário Brasileiro;
- Faculdade Cristã de Curitiba;
- Escola Brasileira de Administração FGV;
- Escola de Direito Do Rio de Janeiro FGV;
- Escola Brasileira de Economia e Finanças FGV
Como vimos, na lista acima, estão os nomes de algumas das mais renomadas Instituições de Ensino do Brasil, como é o caso da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) e FGV.
Fora elas, existem outras universidades que não entram no ranking, mas que ainda assim são consideradas as melhores pela sua tradição, esse é o caso de:
- FACAMP: Faculdades de Campinas
- PUC-RIO: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
- UNIFEV: Centro Universitário de Votuporanga
Vale dizer que esse ranking pode mudar se considerarmos todas as instituições de Ensino Superior que existem no Brasil, ou seja, a lista pode incluir as públicas e privadas ou até mesmo ser feita por cidades e estados.
Por exemplo, no Rio de Janeiro a UniverCidade – Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro, foi considerada a terceira maior instituição privada da região. Ela esteve presente em toda a cidade com mais de dez campus espalhados na cidade, só no centro do Rio havia três campus com inúmeras opções de cursos.
Antes de escolher qual tipo de instituição você vai optar para ingressar no ensino superior do Brasil é importante levar em consideração as suas necessidades e disponibilidade, de maneira geral, a privada fornece mais benefícios e facilita o acesso ao mercado de trabalho.
Caso não possua condições de pagar as mensalidades, procure saber mais sobre as oportunidades de bolsas de estudos e descontos, com certeza essa será uma ótima e válida opção!