O Dia Internacional das Micros, Pequenas e Médias Empresas, celebrado em 27 de junho, é uma data que relembra a força do empreendedorismo no Brasil.
No País, muitos brasileiros apostam nesse setor para se ajustar à demanda do mercado popular, acompanhando as mudanças socioeconômicas ao longo dos anos.
Nesse cenário, o empreendedorismo feminino desponta como um das transformações mais impactantes, uma vez que mulheres brasileiras têm, de forma crescente, iniciado suas trajetórias no mercado de negócios com muito sucesso
Um panorama do empreendedorismo feminino no Brasil
Segundo um estudo feito pelo Sebrae, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, 2022 registrou o maior contingente de empreendedoras da história.
Foram 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no Brasil, mostrando o novo panorama do mundo das microempresas, cada vez mais comandado por lideranças femininas.
A pesquisa ainda aponta que 34,4% do universo dos negócios no Brasil é representado por mulheres, muito próximo do recorde de 34,8%, registrado no 2º trimestre de 2019.
No Brasil, o cenário possui forte ligação com comércios ligados a tratamento de beleza, vestuário, farmacêuticos, cosméticos e perfumaria.
A importância e a necessidade do empreendedorismo feminino no mercado nacional
O empreendedorismo feminino traz importantes contribuições para uma sociedade marcada por lutas pela igualdade de gênero.
Ao conquistar a independência financeira, muitas mulheres têm a possibilidade de quebrar possíveis vínculos de violência, conquistando o próprio sustento.
No panorama econômico, o crescimento de microempresas também auxilia na movimentação financeira da sociedade, elevando a renda média familiar e criando oportunidades no mercado de trabalho.
Além disso, o empreendedorismo feminino possibilita que mais mulheres ocupem cargos de liderança, como Priscilla Levinsohn, diretora de marketing do Colinas Shopping.
“O desejo das mulheres de terem mais autonomia, liberdade e independência financeira tem impulsionado cada vez mais o empreendedorismo feminino, porém, grande parte dos negócios ainda nasce da necessidade e da falta de renda”, aponta Priscilla Levinsohn.
Quais são os desafios do empreendedorismo feminino no país
O Brasil iniciou uma recuperação no setor financeiro após a pandemia de Covid-19 que assolou o país e o mundo, e o empreendedorismo feminino enfrenta desafios associados a essa recessão.
Ao longo da pandemia, a ausência das aulas presenciais para crianças e a necessidade de cautela maior com idosos, considerados grupo de risco para a doença, transformaram-se em tarefas para as mulheres da família, devido a uma questão cultural.
Sendo assim, muitas gestoras de empresas não puderam se dedicar integralmente aos projetos profissionais, e devem perseguir esses resultados, ao passo que continuam lidando com desigualdades de gênero.
Três mulheres empreendedoras de sucesso para se inspirar
Mesmo com os desafios culturais e econômicos estabelecidos pela sociedade, diversas mulheres conquistam o êxito no empreendedorismo e inspiram novas trajetórias. Conheça algumas representantes:
Bianca Andrade
Conhecida como Boca Rosa, a influencer digital e empresária transformou sua marca de maquiagem em uma das mais bem sucedidas do país.
Em palestra concedida em 2023, Bianca revelou que sua empresa faturou R$ 250 milhões em 2022, recorde registrado pela Boca Rosa Beauty até então.
Priscilla Levinsohn
Diretora de Marketing do Colinas Shopping, localizado em São José dos Campos, Priscilla Levinsohn lidera um negócio de sucesso e tradição.
São 26 anos do maior shopping da cidade, que conta com mais de 130 lojistas no conglomerado, sob seu comando.
Paola Carosella
Uma das cozinheiras mais famosas do país, a argentina inaugurou seu primeiro restaurante, o Julia Cocina, em 2003.
Desde então, se arriscou dentro e fora da cozinha, e ficou conhecida por sua participação como jurada do Masterchef. Paola é dona do Arturito, um dos restaurantes mais premiados de São Paulo.
É notável que mulheres vêm conquistando seu espaço cada vez mais no mundo dos negócios, e expandindo o empreendedorismo feminino.
Com isso, transformam antigas normas sociais em oportunidades, crescimento financeiro e fomentação de ideias por igualdade de gênero e chances para mulheres nesse cenário.