Bandas e músicos que todo fã da idade média precisa conhecer

Mais Lido

3 bandas que todo fã da idade média precisa conhecer

A Idade Média foi um período histórico que ficou conhecido também pelo termo “Idade das Trevas” pelas considerações dos humanistas sobre os acontecimentos da época. Marcada por duas fases: Alta e Baixa Idade Média. 

Apesar de anos terem se passado após o início e o fim da idade média, há inúmeros entusiastas desta era tão marcante. Hoje existem movimentos musicais, artísticos e teatrais que se inspiram na era medieval. Saiba mais! 

A idade média

A Idade Média foi um período de tempo após Antiguidade Clássica, que se iniciou com a queda do Império Romano Ocidental, no século V d.C, e terminou com a Tomada de Constantinopla, no século XV. 

A Idade Média foi por muito tempo conhecida como Idade das Trevas, classificação dada pelos pensadores humanistas no período moderno, por considerarem um período de retrocesso cultural, artístico e intelectual. 

Contudo, essa definição não é mais utilizada hoje em dia. Em resumo, a Igreja Católica se tornou a instituição mais poderosa e influente da época, e isso se refletiu também na música e cultura.      

                                                                                                                            

A Alta Idade Média é caracterizada pela formação da Europa medieval, que era estatal e não havia possibilidade de ascensão social e o poder era descentralizado, e por fim a cultura era concentrada aos mosteiros e uma característica marcante da época era o canto gregoriano. 

A Baixa Idade Média representou o aumento populacional e da produção agrícola, as Cruzadas era um movimento inicialmente religioso e as universidades promoveram mudanças culturais.

A popularização dos eventos medievais

Hoje há um movimento de admiração pela ambientação medieval, e de certa forma, é tão intensa essa admiração, que se vê crescendo o movimento para criar eventos, festas e feiras medievais. Com as séries, filmes e até mesmo músicas romantizando o contexto da época, aumenta o fascínio por participar de eventos característicos. 

Bandas e músicos medievais que você precisa conhecer

Na música, a influência dessa admiração medieval também tem crescido. O termo que se utiliza hoje para essa atração pela temática da idade média é Neo-medieval. Além da sua importância em eventos, festas e feiras. A música neo-medieval ganha adesão por parte de muitos grupos de pessoas, não só no Brasil como na Europa.

Taberna Folk

Em 2008, no início da caminhada da temática medieval aqui no Brasil, Ricardo Amaro, se juntou com um grupo de amigos após participar de um evento com o tema e só ter bandas de metal. Taberna Folk foi idealizada por Ricardo com seus amigos, que também são músicos. O nome escolhido para a banda, foi uma proposta que representava as tavernas medievais, que eram famosas pelo clima e pelo consumo de muito vinho, cerveja e hidromel. 

A Taberna Folk, apesar de ter escolhido o estilo medieval, não apenas se limita de fato à idade média, a banda circula em outros ritmos, estilos e se consideram como um grupo de música folk europeia. O repertório da Taberna Folk acaba por ser bem variada e inclui canções mais recentes, mas trazendo para uma roupagem folk. 

Corvus Corax 

Nascida na Alemanha, Corvus Corax é uma banda que foi fundada em 1989 por Castus Rabensang, Win e Master Selfpeace, que além dos três possui mais cinco membros que são Ardor Venushügel, Patrick der Kalauer, Harmann der Drescher, Hatz, Jordon Finus.

O nome da banda foi inspirado no nome científico do corvo comum, que apesar da inspiração, a banda não possui nada de comum. As apresentações da banda costumam chamar muita atenção por conta das roupas não muito comuns, das tatuagens e principalmente pelos instrumentos onde utiliza a gaitas de foles como instrumento principal. 

Trio 3 por 8 

Com repertório de Idade Média, Renascença inspiradas em peças ancestrais. Uma  seleção de obras cronologicamente selecionadas por critério de recorte temporal, destaca o portal de eventos da UFRJ, o trio contempla uma variedade de gêneros musicais começando pelas chansons medievais, danças renascentistas, sonatas barrocas, músicas de tradição oral e chegando a composições inspiradas em exemplos do passado, de autoria dos próprios integrantes do Trio.

O Trio formado pelos multi-instrumentistas Eduardo Antonello, Roger Ribeiro e Pedro Halsseman. Eles propõem uma apresentação colorida e leve deste rico, exótico e versátil universo musical/instrumental.

A idade média continua inspirando

É nítido como a música, arte, cultura e até mesmo a forma de diversão vem sendo bastante inspirada em momentos históricos, e chega a ser fascinante poder participar de eventos e ser transportado para uma época da qual só ouvimos falar. Vale aqui lembrar do esforço e amor de artistas que buscam trazer essas inspirações e tornar ainda mais rica nossa forma de adquirir culturas e hábitos, seja por eventos ou pela música que escutamos.

E você, gosta da era medieval?

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_imgspot_img

Mais Notícias

- Advertisement -spot_img