Como melhorar as suas aulas online? Confira 4 dicas
Com a pandemia do coronavírus, estudantes e professores foram obrigados a fazer aulas online, a fim de evitar a contaminação pelo vírus e prejuízos no ensino escolar, já que as escolas foram fechadas no início de 2020.
Apesar da vacinação, que diminuiu o contágio da doença, e, consequentemente, das restrições sanitárias, muita gente ainda continua fazendo suas aulas de forma remota por vários motivos.
Baseado nisso, se você é uma dessas pessoas que continua ministrando aulas remotamente, vamos falar no texto de hoje sobre algumas formas de deixar as aulas virtuais ainda melhores.
A importância das aulas remotas atualmente
Como a gente falou acima, embora com algumas liberações, a covid-19 ainda está aí. Por isso, as aulas online ainda têm a sua importância para nos proteger do contágio do vírus.
Claudia Vieira Levinsohn, mestre e especialista em educação, explica que um bom planejamento das aulas pode ajudar os pais a se tornarem mais participativos na educação de seus filhos.
Pensando nesses pontos, trouxemos algumas dicas que certamente vão te ajudar a criar aulas mais atrativas no ambiente virtual.
Confira 4 dicas de como melhorar suas aulas online
Para turbinar o rendimento das suas aulas online, sugerimos algumas dicas. Vamos lá?
1 – Valorize a conexão com os alunos
Pelo ambiente de aulas ser remoto, é necessário fazer com que os alunos se sintam acolhidos para quebrar a sensação de distância natural no mundo virtual.
Assim, usar recursos de áudio e vídeo que estão à disposição deixam a aula mais atrativa.
Além disso, vale apostar no storytelling, ou seja, a arte de contar, desenvolver a adaptar histórias de modo a transmitir uma mensagem e se conectar com a pessoa ouvinte em um nível emocional.
Outra forma de promover essa conexão é deixar o espaço aberto para a participação dos alunos, oferecendo momentos da aula para eles perguntarem suas dúvidas.
2 – Use conteúdos multimídia
É muito mais fácil se distrair no ambiente remoto. Por isso, o uso de recursos extras como áudios, vídeos, infográficos e animações ajudam e muito a manter a atenção dos alunos e alunas, principalmente os mais novos.
Ademais, essa é uma boa chance de incentivar a autonomia de seus estudantes. Você pode pedir que eles gravem um vídeo mostrando o que aprenderam ou façam podcasts que falem sobre o assunto ensinado na aula.
O bom disso é que os pais podem ajudar os filhos na construção dos conteúdos. Ou seja, a participação também é dos responsáveis pelo aluno.
3 – Conecte as aulas online com assuntos atuais
É um desafio fazer com que os alunos e alunas entendam a utilidade do conteúdo ensinado em aula. Por isso, a associação daquele assunto com algum acontecimento atual sem dúvida ajuda na assimilação do conhecimento.
A tecnologia pode ser muito útil para ampliar o que é ensinado nas diferentes disciplinas e proporcionar uma maior apresentação do mundo e trocas culturais.
Outra sugestão é implementar tarefas em grupo que promovam discussões sobre o conteúdo adquirido e como aquilo que foi ensinado pode ser aplicado na vida real.
4 – Transforme a turma em uma comunidade
É possível transformar a sala de aula virtual em uma comunidade, isto é, um espaço onde todos têm propósitos em comum.
Espaços como o Google Classroom podem estimular a troca entre a turma, por murais, além da possibilidade de cada um compartilhar conteúdos que podem ser utilizados por todos.
Nessas plataformas, também dá para enviar devolutivas das atividades desenvolvidas pelos estudantes de forma personalizada, o que aumenta sem dúvida a sensação de pertencimento naquele espaço.
Além do âmbito educacional!
As aulas a distância são fundamentais para estimular os estudantes a participarem, não apenas para garantir o progresso do processo de ensino, mas também para manter a integração social!