Como o desenho urbano pode transformar as cidades?

Mais Lido

Desenho Urbano e a Transformação das Cidades

Segurança e mobilidade urbana são as definições do desenho urbano, principalmente pela sua característica de transformar a mobilidade urbana em todos seus reparos e projetos, sobretudo em cidades de grande trânsito.

Os modelos de ônibus evoluíram, mas os modelos de transporte precisam acompanhar essas evoluções e tecnologias, como defendido por muitos especialistas do transporte, como Jacob Barata Filho.

O desenho urbano é uma prática bastante presente na transformação das cidades. Iremos destacar sobre essa questão a seguir. Vamos lá?

O que é desenho urbano?

O desenho urbano é um conjunto que aborda as áreas urbanas, paisagísticas e arquitetas da cidade, seu único objetivo é a facilitação das vias e espaços urbanos para que haja uma  melhoria da qualidade de vida dos habitantes e as funcionalidades de cada bairro por meio de políticas sociais, ambientais e urbanas, facilitando mutuamente a mobilidade do bairro. 

Já o planejamento urbano é um conjunto dentre esse espaço que objetiva focar na organização, crescimento e nas possíveis edificações futuras do bairro, divisões e novas estruturas para a mobilidade urbana, facilitando o trabalho. 

Desenho urbano na transformação das cidades

 

São Paulo

Na cidade de São Paulo, temos o exemplo da Rua Joel Carlos Borges, que conecta a estação de trem Berrini ao centro da cidade, com um grande risco de assaltos e baixa segurança para os pedestres. Houve um redesenho da rua com melhor sinalização, mais ambientes e até mesmo algumas áreas verdes, oferecendo mais espaço para os pedestres com algumas áreas de possíveis lazeres. 

Fortaleza

Assim como em Fortaleza, a cidade 2000, bairro conhecido na cidade de Fortaleza por ser um dos mais agitados durante a noite, seu espaço era dominado por uma grande concentração de veículos. Deixando assim, ciclistas e pedestres à mercê de possíveis riscos. 

A fim de melhorar o trajeto para os pedestres e fortalecer sua segurança, a cidade propôs um projeto de reestruturação, removendo a faixa de trajeto e diminuindo o limite de velocidade da mobilidade junto à expansão das calçadas e novos cruzamentos, facilitando o deslocamento dos pedestres e ciclistas e garantindo a segurança da população. 

Mumbai 

Na cidade de Mumbai (Índia), no bairro de Nagpada, havia concentração de seis ruas principais e próximas dos distritos escolares que acomodavam mais de dois mil veículos por hora nos horários de pico e de muito tráfego. Com um trajeto confuso e perigoso na triangulação do local, alguns dados confirmaram que diversos acidentes já foram causados pela má organização de Nagpada. 

Com a intervenção do desenho urbano, o bairro foi modificado para fornecer trajetos mais seguros para a população e motoristas. Com a redução de alguns espaços e as tomadas de ambientes que foram invadidos ilegalmente, o triângulo de Nagpada foi reestruturado, sendo um novo lugar de lazer para a população. 

Bogotá

Na cidade de Bogotá (Colômbia), o desenho urbano também mostrou grande eficiência no seu projeto, principalmente na área de Kennedy, um distrito bem conhecido em Bogotá com uma grande concentração de pedestres e ciclistas.

Durante o ano de 2013 até o ano de 2017, foram registrados 61 acidentes de trânsito no cruzamento de Kennedy, junto a uma fatalidade, para a garantia de segurança a todos que transitavam no cruzamento, o cruzamento foi reestruturado e incluiu novas medidas de conforto e segurança para o público. 

Com melhores rampas de acessos, semáforos e ciclovias, a renovação do trajeto trouxe à população a segurança dos pedestres e ciclistas da cidade.  

Xangai

Com um grande tráfego de pedestres, a Rua Zhengtong em Xangai (China) possui uma grande concentração de estudantes, a rua não disponibiliza boa infraestrutura para trajetos escolares e principalmente por ser um dos agravantes de passagem para todos, colocando a segurança dos pedestres em riscos. 

Entretanto, a fim de promover um ambiente seguro e digno para seus frequentadores, o Distrito de Yangpu reestruturou o bairro com novas ciclovias e instalação de calçadas, junto a novas marcações e sinalizações de trânsito e área escolar. 

A reestruturação foi bastante positiva e hoje em dia a Rua Zhentong é utilizada como referência de segurança e mobilidade urbana em outros distritos de Xangai.

No projeto Pioneiros do Transporte podemos observar a evolução dos transportes públicos, porém, entende-se a necessidade de intervenções e melhorias, como já destacado por Jacob Barata Filho.

O desenho urbano é uma tendência crescente e tem transformado diversas cidades pelo mundo. Por esse motivo, procuramos apresentar esse importante conteúdo para te ajudar a ter mais conhecimento e ficar por dentro desse tema.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_imgspot_img

Mais Notícias

- Advertisement -spot_img