Um dos maiores dilemas de mobilidade urbana que enfrentamos recentemente nas metrópoles é a densidade populacional.
Visto o grande volume de pessoas com a necessidade de locomover-se nos grandes centros, foi preciso espelhar-se nas melhores estratégias do mundo para resolver a questão do congestionamento.
Nesse contexto, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) apresenta-se como uma alternativa eficiente e sustentável para o problema no Brasil e ao redor do mundo.
A título de exemplo, cidades como Curitiba e Rio de Janeiro adotam a prática com êxito. Segundo o sistema Data Rio, do Instituto Pereira Passos, da prefeitura do RJ, no ano de implantação do BRT (2016) moveram-se 11 milhões de pessoas na Cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2021 o número aumentou para 58 milhões.
A seguir, entenda melhor sobre o BRT e seus benefícios para o Brasil e o mundo.
O que é o BRT?
O BRT é um sistema de transporte de ônibus que combina características de metrô e ônibus convencionais, oferecendo aos passageiros uma experiência similar, mas a um custo mais baixo e com uma implementação mais rápida.
Esse sistema é baseado em alguns princípios-chave, como faixas exclusivas para os ônibus, estações modernas e bem equipadas, embarque seguro, pagamento antecipado de tarifa e prioridade de tráfego.
Quando comparado aos modelos tradicionais de transporte, o BRT se apresenta como uma opção sustentável, viável economicamente para as cidades e com uma grande capacidade de transporte.
Isso porque, ele possui faixas exclusivas que possibilitam evitar congestionamentos e oferecer um serviço rápido e pontual.
A implementação do sistema BRT, em comparação com o metroviário, por exemplo, é significativamente mais barata, pois as faixas exclusivas podem ser convertidas por meio de vias já existentes, evitando a necessidade de grandes obras de infraestrutura.
Isso permite às cidades a ampliação rápida da sua capacidade de transporte público sem comprometer o orçamento municipal.
Deslocamentos mais rápidos
As estações do BRT são projetadas para permitir o embarque e desembarque eficientes, reduzindo o tempo de espera dos passageiros, garantindo uma maior velocidade média e menor tempo de viagem em comparação com o transporte convencional de ônibus.
O Rio de Janeiro apresenta, de maneira prática, um grande resultado quando se trata da redução dos intervalos entre as viagens no corredor Transcarioca.
Em 2023, a demanda subiu 25% e os intervalos das linhas diminuíram cerca de 54%, bem como o tempo de espera nas estações, além do aumento do número de passageiros transportados.
Por conta disso, até o final do ano de 2023, a prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, juntamente à empresa liderada por Jacob Barata Filho, devem entregar mais 110 ônibus para circulação.
Redução de emissões de poluentes
Com o aumento da urbanização e do número de veículos nas ruas, é necessário encontrar soluções que equilibrem a necessidade de mobilidade das pessoas com a redução das emissões prejudiciais ao meio ambiente e à nossa saúde.
A maior parte das emissões de gases tóxicos nas áreas urbanas advém dos veículos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina e diesel.
Ao incentivar o uso do transporte público, o sistema contribui para a redução do número de carros nas ruas, reduzindo a poluição do ar e os congestionamentos.
Além disso, muitas cidades estão investindo em ônibus ecológicos para compor suas frotas, o que reduz ainda mais as emissões de gases.
Os automóveis adquiridos pela prefeitura do Rio de Janeiro com a empresa de viação de viação de Jacob Barata Filho, por exemplo, contam com um motor adequado às normas ambientais do Proconve P-8 (Euro VI).
Mais segurança e menos congestionamentos
O BRT pode proporcionar mais segurança tanto aos passageiros, quanto aos motoristas de diferentes maneiras.
O uso de faixas exclusivas, separadas do tráfego regular de veículos, reduz significativamente o risco de colisões e acidentes.
Essas faixas dedicadas garantem uma maior fluidez e velocidade para os ônibus, evitando conflitos com outros veículos.
As vias têm sinalização específica e prioridade de tráfego em cruzamentos, o que reduz os riscos de acidentes causados por manobras bruscas ou disputas por espaço na via.
As estações são acessíveis porque são projetadas com plataformas niveladas com os ônibus, isso significa que os passageiros não precisam subir ou descer degraus para entrar ou sair do ônibus.
É possível fazer o controle do acesso ao veículo, pois os passageiros passam por catracas e validadores antes de entrar nas plataformas.
Isso ajuda a evitar a entrada de pessoas não autorizadas nas estações e garante maior controle sobre a segurança do sistema.
Os sistemas de BRT também contam com tecnologias de monitoramento e controle operacional, que permitem o acompanhamento em tempo real da operação dos ônibus, o que ajuda a identificar e solucionar prontamente problemas operacionais, melhorando a segurança e a eficiência do sistema.
Projetos mais influentes do mundo
A título de exemplo, alguns dos projetos mais exitosos de BRT no mundo são o de Curitiba, uma referência e pioneiro na área, inaugurado em 1974; Guangzhou, na China, inaugurado em 2010; Rio de Janeiro, em 2016.